Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Casaquinho Orquídea


Casaquinho Orquídea
Criação: Aslan Trends
Des: Míriam Nakutis


Materiais utilizados
Fio Baby Charm (novelo com 100 g) da Aslan Trends, 2 novelos na cor azul (0004), 1 novelo em cada uma das cores: azul-mesclado (1253) e rosa-mesclado (0858). Agulhas para tricô 4,0 mm. Agulha para costurar. 4 bolas com 1,5 cm de diâmetro para os botões.

 Tamanho

3 anos
 Pontos e abreviaturas utilizados
Ponto (p.), tricô (t.), meia (m.), ponto meia (direito em meia, avesso em tricô), cordão de tricô (direito e avesso em tricô), correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.), ponto baixo (p.b.).

Como fazer
OBS: todo o trabalho é feito usando 2 fios da mesma cor juntos.
Frente esquerda: com o fio rosa-mesclado monte 53 pontos na agulha para tricô e trabalhe em cordões de tricô. A 2 cm de comprimento, trabalhe os primeiros 49 pontos com o fio azul-mesclado em ponto meia e os 4 últimos pontos com o fio rosa-mesclado em cordões de tricô, cuidando para cruzar os fios atrás para não formar buracos. Trabalhe diminuindo 1 ponto no final da carreira, avesso do trabalho, a cada 8 carreiras 4 vezes. A 6,5 cm de comprimento substitua os primeiros 19 pontos trabalhando com o fio azul e os pontos restantes acompanhando o começo, a cada 2 carreiras substitua o fio azul-mesclado pelo fio azul em mais 4 pontos 7 vezes. A 24 cm de comprimento, para formar a cava, arremate no final da carreira, avesso do trabalho, 6 pontos 1 vez, 1 ponto 2 vezes. A 32 cm de comprimento, para formar o acabamento do decote, no avesso do trabalho, substitua 26 pontos na cor azul por 26 pontos na cor rosa-mesclado e trabalhe-os em cordões de tricô. A 34 cm de comprimento, para formar o decote, arremate no final da carreira, direito do trabalho, 26 pontos 1 vez. Trabalhe os pontos com o fio azul em ponto meia e os 4 pontos do lado do decote com o fio rosa-mesclado em cordões de tricô. A 36 cm de comprimento arremate todos os pontos.
Frente direita: com o fio rosa-mesclado monte 53 pontos na agulha para tricô e trabalhe em cordões de tricô. A 2 cm de comprimento, trabalhe os primeiros 4 pontos com o fio rosa-mesclado em cordões de tricô e os 49 últimos pontos com o fio azul-mesclado em ponto meia, cuidando para cruzar os fios atrás para não formar buracos. Trabalhe diminuindo 1 ponto no final da carreira, direito do trabalho, a cada 8 carreiras 4 vezes. A 6,5 cm de comprimento substitua os últimos 19 pontos trabalhando com o fio azul e os pontos restantes acompanhando o começo, a cada 2 carreiras substitua o fio azul-mesclado pelo fio azul em mais 4 pontos 7 vezes. A 24 cm de comprimento, forme o primeiro par de casas para os botões da seguinte maneira: trabalhe os primeiros 9 pontos, arremate 3 pontos, monte 3 pontos na agulha, trabalhe mais 7 pontos, arremate 3 pontos, monte 3 pontos na agulha, trabalhe os pontos restantes até o final da carreira, forme outro par de casas na mesma direção após mais 5 cm trabalhados. A 24 cm de comprimento, para formar a cava, arremate no final da carreira, direito do trabalho, 6 pontos 1 vez, 1 ponto 2 vezes. A 30 cm de comprimento, para formar o acabamento do decote, no direito do trabalho, substitua 26 pontos na cor azul por 26 pontos na cor rosa-mesclado e trabalhe-os em cordões de tricô. A 32 cm de comprimento, para formar o decote, arremate no final da carreira, avesso do trabalho, 26 pontos 1 vez. Trabalhe os pontos com o fio azul em ponto meia e os 4 pontos do lado do decote com o fio rosa-mesclado em cordões de tricô. A 36 cm de comprimento arremate todos os pontos.
Costas: com o fio rosa-mesclado monte 76 pontos na agulha para tricô e trabalhe em cordões de tricô. A 2 cm de comprimento mude para o fio azul-mesclado e trabalhe em ponto meia arrematando nos 2 lados a cada 8 carreiras 1 ponto 4 vezes. A 6,5 cm de comprimento, para formar o detalhe das costas, substitua os primeiros e os últimos 19 pontos trabalhando com o fio azul e os pontos centrais com o fio azul-mesclado, a cada 2 carreiras substitua o fio azul-mesclado pelo fio azul em mais 2 pontos de cada lado 8 vezes, substitua os 2 últimos pontos. A 24 cm de comprimento, para formar as cavas, arremate nos 2 lados 6 pontos 1 vez, 1 ponto 2 vezes. A 32 cm de comprimento, para formar o acabamento do decote, trabalhe os 30 pontos centrais com o fio rosa-mesclado em cordões de tricô e os pontos do início e final da carreira com o fio azul em ponto meia, cuidando para cruzar os fios atrás para não formar buracos. A 34 cm de comprimento, para formar o decote, arremte os 22 pontos centrais dividindo o trabalho em 2 partes e conclua cada uma separadamente. A 36 cm de comprimento arremate todos os pontos.
Mangas: com o fio rosa-mesclado monte 30 pontos na agulha para tricô e trabalhe em cordões de tricô. A 2 cm de comprimento mude para o fio azul e trabalhe em ponto meia distribuindo 10 aumentos regularmente na carreira. Trabalhe aumentando nos 2 lados a cada 10 carreiras 1 ponto 6 vezes. A 23 cm de comprimento, para formar o arredondado para encaixar na cava, arremate nos 2 lados a cada 2 carreiras, 6 pontos 1 vez, 1 ponto 9 vezes, arremate todos os pontos.
Capa para os botões: com o fio rosa-mesclado e a agulha para crochê faça 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o círculo e trabalhe ao redor acompanhando o diagrama 1. Após concluir a 5ª carreira encaixe uma bola e conclua as carreiras restantes. Faça 4 peças.

Acabamento e montagem
Costure os ombros e as laterais.
Feche as mangas e pregue-as ao redor das cavas.
Pregue os botões sobre a frente esquerda na mesma direção das casas.

Amostra
Quadrado de 5 x 5 cm (agulha para tricô 4,0 mm) = 11 pontos x 15 carreiras medidos sobre ponto meia.

Um comentário:

Manoel José de Santana disse...

Querido (a) amigo (a) estou dando uma passadinha no teu Blog. E gostei muito e voltarei sempre. U abraço: Manoel Limoeiro de Recife - PE.Brasil.Visite o Blog por favor: http://www.grupounidoderodafogo.blogspot.com.br/

Recife -PE. 10 de junho de 2015.